segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A eco-aldeia de Tamera (Alentejo)

Uma eco-aldeia é uma pequena comunidade de pessoas numa estrutura social coesa, baseada em várias combinações de três dimensões: comunidade, ecologia e espiritualidade. As eco-aldeias têm como denominador comum o objectivo de proporcionar um estilo de vida em harmonia com a natureza e entre os seus membros.


Uma eco-aldeia tem como meta ser razoavelmente sustentável, no sentido de dar uma maior prioridade à produção local de alimentos orgânicos, energias renováveis, design de permacultura, construção ecológica, funções de apoio social e familiar, e, no geral, um respeito pelos sistemas naturais e a necessidade de não tirar mais da terra do que ela nos dá. Noutras palavras, uma elevada qualidade de vida sem problemas ambientais.

A Tamera é um Centro de Pesquisa para a Paz, fundada em 1995, numa propriedade de 150 hectares próxima de Colos , onde vivem e estudam aproximadamente 160 pessoas, umas em regime de permanência e outras temporariamente. Neste Centro de Pesquisa, são desenvolvidos projectos de estudo nas áreas social, política, tecnológica, ecológica e ainda arquitectónica, entendidos como sendo parte de um todo, cujo principal objectivo é "educar para a Paz".

http://www.tamera.org/

1 comentário: