sábado, 22 de agosto de 2009

O meu maior tormento...


Transtorno do Pânico

O Transtorno do Pânico (TP) atinge actualmente de 3% a 4% da população mundial, na maioria pessoas jovens, na faixa etária de 21 a 40 anos, sendo observado um grau de incidência maior nas mulheres, na proporção de 3 mulheres para cada homem, sendo assim considerado um problema sério de saúde. Como seus sintomas são confundidos com o de outras doenças orgânicas e psiquiátricas, como por exemplos: insuficiência coronária, hipertireoidismo e distúrbio psiquiátrico de ansiedade generalizada; o portador TP é levado a consultar vários especialistas, bem como, por solicitação destes, fazer vários exames; para no final receber o seguinte diagnóstico:




" O senhor é uma pessoa absolutamente saudável do ponto de vista clínico, contudo deve estar um pouco estafado e stressado devido a sua profissão. Aconselho o senhor a tirar umas férias para se recuperar."



Não podemos culpar os médicos que nos dão um parecer como este, isto por que, o TP não pode ser diagnosticado através dos exames solicitados por eles. Contudo, por experiência própria, é de vital importância que o indivíduo faça esta via-crucis entre os consultório médicos e exames, para debelar a possibilidade de que esteja com alguma doença grave e se conscientize de que esta gozando de óptima saúde física para que então dê início a seu tratamento do TP.


Sintomas físicos de um ataque de Pânico


Um ataque de pânico dura de 15 a 30 minutos e pode, em sua maioria, apresentar todos os sintomas a seguir:




  • Vertigens ou sensação de desmaio



  • Tontura, atordoamento, náusea, desconforto abdominal.



  • Calafrios ou ondas de calor ou sudorese.



  • Medo de morrer.



  • Medo de perder o controlo e enlouquecer.



  • Parestesias (anestesia ou sensação de formigamento).



  • Palpitações ou ritmo cardíaco acelarado.



  • Dor ou desconforto no peito.



  • Sensações de falta de ar ou afogamento.



  • Boca seca e uma vontade imensa de beber água



  • Confusão e pensamento rápido



  • Contrações, tensões e espasmos musculares e rijeza.



  • Dor de cabeça.



  • Desrealização (sensação de irrealidade) ou despersonalização (estar distante de si mesmo).



  • Terror - sensação de que algo inimaginavelmente horrível está prestes a
    acontecer e de que se está impotente para evitar tal acontecimento .


Se você ou um parente ou amigo possui 7 ou mais dos sintomas apresentados acima, aconselhamos procurar um profissional de saúde mental para que ele possa diagnosticar se você é um portador de TP ou não, e caso seja, providenciar tratamento adequado.


Diagnóstico


Devem ser observados alguns critérios para diagnosticar um paciente como sendo portador de TP, sejam eles:




  • Um episódio isolado de uma ataque de pânico não preenche as condições necessárias para o diagnóstico de TP.



  • Os sintomas que caracterizam o ataque não deve ser gerado por uma situação ou acontecimento externo.



  • Quando sofrer o ataque apresentar 7 ou mais dos sintomas citados acima (principalmente medo de morrer ou de perder o controle)



  • Como muitos dos sintomas coincidem com o de outras doenças orgânicas e psiquiátricas é necessário uma bateria de exames para descartar ou confirmar a possibilidade da existência de uma destas doenças.


Se você deseja ver a lista de doenças orgânicas e psiquiátricas que tem sintomas e sinais parecidos com os do TP click aqui.


A explicação científica para as Crises de Pânico


A teoria actualmente defendida para explicar as crises de Pânico é que existe um desequilíbrio na produção de dois neurotransmissores, a serotonina e a noradrenalina, que são responsáveis pela comunicação entre os neurônios (células do sistema nervoso). Este desequilíbrio faz com que ocorram erros no envio de informações que determinam a execução de todas as actividades físicas e mentais de nosso organismo (ex: sentir, andar, pensar, etc.). Quando esta informação errada é processada pelo cérebro faz com que o sistema de alerta do nosso organismo seja aCtivado, alertando e preparando o organismo para se defender de uma ameaça ou perigo inexistente.


Tratamento para o Transtorno do Pânico


Cada caso é um caso, se falando do tratamento de TP, ou seja, o especialista vai, de acordo com o grau em que se encontra o paciente, adoptar, dentre vários tratamentos, o que melhor se adequar ao paciente. Mas podemos resumir o tratamento em três fases:




1ª Fase - Bloqueio dos Ataques

Nesta fase são utilizados medicamentos que bloquearam os ataques ou os reduziram

na sua freqüência e intensidade, restabelecendo o equilíbrio bioquímico cerebral.

2ª Fase - Psicoterapia

Nesta fase são utilizadas terapias de relaxamento e exposição cognitiva para o paciente superar

as fobias desenvolvidas durante as crises.
3ª Fase - Descontinuidade dos medicamentos e conscientização do paciente

Esta fase visa a descontinuidade da medicação e conscientização do paciente de que ele pode ter

uma vida normal como qualquer ser humano, embora não haja até o momento, cura para o T.P.,

cabendo ao paciente aprender a conviver com a TP sem a necessidade dos medicamentos.

Com relação ao tempo de duração de um tratamento de TP, os médicos, em sua grande maioria, estipulam um período entre 6 meses a 2 anos, dependendo do grau em que se encontra o paciente, com posterior suspensão gradativa dos medicamentos e reavaliação se caso as crises de pânico voltarem a ocorrer. Estudos mostram que apesar de adotados estes critérios o índice de recaída após a suspensão dos medicamentos varia entre 20 a 50% dos pacientes.


Deve-se levar em consideração que um dos principais factores para o sucesso do tratamento é bem estar do paciente com o mesmo. Para tanto, o paciente tem que procurar se informar sobre todas as peculiaridades relativo ao transtorno do Pânico. Aconselho a leitura de livros que abordem o assunto, fazer pesquisa na internet e participar de lista de discussão sobre TP, bem como, utilizar-se de várias terapias alternativas que ajudaram no tratamento.


Este aprofundamento de conhecimento sobre TP trará e dará uma maior confiança e segurança ao portado de TP, pós através deste obterá as respostas para as suas perguntas, que muitas vezes não são respondidas ou esclaredas nas consultas. E já posso lhe adiantar uma resposta, a uma pergunta comum, feita por todos que descobrem que são portadores de TP: o transtorno de pânico não mata, embora que no momento de uma crise de pânico, você tem a sensação de que irá morrer. Outro factor importante é a escolha do profissional de saúde mental que irá conduzir o tratamento, isto inclui, o desenvolvimento de uma boa relação médico-paciente para que juntos superem todas as adversidades que venham a surgir no decorrer do tratamento e possam avaliar os resultados do mesmo.


Quanto ao custo do tratamento podemos afirmar que é, lamentavelmente, caro, tendo em vista que os planos de saúde, actualmente, não cobre este tipo de especialidade clínica e que o sistema de saúde pública é muito deficitário se falando de tratamento psiquiátrico. Uma boa notícia é que já existe alguns centro de tratamento gratuitos e, também, grupos de auto-ajuda (GAA) do tipo Alcoólicos anônimos.


Como escolher seu médico


Um grande problema para a maioria dos portadores de TP é encontrar um Psiquiatra ou Psicólogo competente, já que não estamos acostumados a sair por ai afora, solicitando indicações de um bom psiquiatra, pelo motivo que a sociedade tachou este profissional como sendo um médico que trata de loucos.


O quê fazer então para encontrar um bom profissional ?


Antes de responder esta pergunta devemos entender bem a diferença entre um Psiquiatra e um Psicólogo. O Psiquiatra é doutor em medicina que pode prescrever medicamentos, sendo este o profissional que ira cuidar da parte do tratamento que envolve restabelecer o equilíbrio bioquímico cerebral. Quanto ao Psicólogo este é um profissional também de nível superior, que como o Psiquiatra trata de distúrbios mentais, contudo não pode prescrever medicamentos. Cabendo ao Psicólogo o tratamento psicoterapéutico. Isto posto, podemos responder a pergunta do parágrafo anterior.


Procure primeiramente pelo Psicólogo, por que é mais fácil de encontrar alguém que indique um bom. Marque uma consulta com este, deixe que ele o analise. Faça perguntas sobre o seu problema, veja se ele lhe passa segurança em suas respostas. Ao final, após sair do consultoria, faça uma pequena, mais importante análise, veja se você se sentiu a vontade, seguro e confiante com este profissional, ou seja, você deve utilizar a intuição para a escolha de seu Psicólogo, o mesmo vale para e Psiquiatra. Após escolhido o Psicólogo ele fará uma análise do seu grau de TP e ele lhe indicará um bom Psiquiatra, que juntos cuidarão de seu tratamento.


Medicação utilizada no tratamento do TP


Actualmente são utilizados medicamentos psicotrópicos como os antidepressivos associados a ansiolíticos no tratamento do TP, já que ainda não existe um medicação específica para o tratamento do TP.


É muito importante que paciente se conscientize que o facto de estar tomando uma medicação controlada, não implicará em uma dependência física deste medicamento para sempre. O único cuidado a ser seguido é observar e seguir as orientações de posologia prescritas pelo médico, e relatar os possíveis sinais de reações adversas da medicação, para que médico faça os possíveis ajustes ou substituição da medicação se necessário. Contudo, vale ressaltar que nas primeiras semanas é normal o aparecimento de algumas reações adversas da medicação que desaparecerão nas semanas seguintes.


IMPORTANTE:




  • Não se automedique. Somente o seu médico tem conhecimento sobre a medicação adequada para você.



  • Não pare de tomar a medicação sem antes consultar seu médico, isto pode prejudicar o seu tratamento.



  • Não aceite sugestão de outro portador de TP para tomar a medicação a qual ele se adaptou, por que, não necessariamente o quê é bom para ele será para você.


Se você deseja ver a lista de medicamentos actualmente utilizados no tratamento do TP click aqui.


Lista de discussão do TP


Para saber sobre listas de discussão sobre TP na internet click aqui.


Livros sobre transtorno do pânico


Vídeos sobre TP



Fonte: Google

Sem comentários:

Enviar um comentário